28.6.11

Benjamin's Submarine

Naquela tênue fase entre o bebê e a criança, existe a fixação por um produto audiovisual. Campo outrora dominado por Xuxa, hoje é banhado por versões irritantes de músicas infantis, numa batalha sangrenta entre Galinha Pintadinha e Patati Patatá.

Not in this house.

Não me entendam mal: é puro boçalismo e intelectualóidade, eu simplesmente não aceito que meu filho passe os poucos minutos que lhe são permitidos de televisão assistindo a coisas que me deixarão maluca antes que o tempo acabe. Claro que o Benjamin adora todas essas coisas voltadas para crianças, eu imagino que por trás de cada gravação haja um estudioso de semiótica e um especialista em mensagens subliminares, porque é incrível a atenção que todas as crianças em um recinto prestam a esses desenhos, mas nessa casa não!

Quando eu estava grávida do Benjamin, assisti a um documentário sobre John Lennon, onde seu filho Sean falava que só havia entendido o verdadeiro fenômeno do qual seu pai fizera parte quando assistiu à Yellow Submarine. Logo em seguida, baixei o filme e ele ficou no meu HD por um bom tempo, assim como a maioria dos filmes que eu baixo.

Logo que o DVD do Palavra Cantada perdeu o encanto, eu precisava de uma nova babá eletrônica para Benjamin, e resolvi colocar o tal do Yellow Submarine pra ele. E ele ficou fascinado, mesmo com o vídeo em inglês. O filme tem duração de 1h30m e ele quase sempre assistia ao filme todo, do começo ao fim. Por dois longos e intermináveis meses, Benjamin só andava na cadeirinha do carro ouvindo Yellow Submarine no celular do pai, e enlouquecia as professoras da escola quando era perguntado que música ele queria ouvir: Qué Yellow era a invariável resposta, até que eu mandei a música e o filme no dia do DVD, o que causou uma debandada da sala de cineminha, já que só o Benjamin demonstrou interesse no filme.

Claro, especialistas de hoje diriam que esse é um filme recomendado para maiores de 12 anos, por conter cenas de violência e não sei mais o que, os mesmos especialistas que impediram o Pica-Pau de continuar explodindo a cabeça do Leôncio, e esses especialistas não conseguiriam enxergar a mensagem total do filme, cuja canção final é All We Need Is Love.

Então como presente de aniversário, o vovô Saulo deu para Benjamin umas action figures do Yellow Submarine, produzidas em 1999 e que hoje são itens de colecionador. Compramos ainda nas caixas, os 4 Beatles e alguns outros personagens do filme. Imagino que o simpático rapaz que nos vendeu os bonecos iria surtar caso visse Benjamin tomando banho com o Yellow Submarine, e notasse os arranhões na roupa do George causados pelas garras do Blue Meanie, mas quer saber? O brilho nos olhos da criancinha quando viu os bonecos, sua atual fixação por eles, e o interesse renovado pelo filme (1h30m de calma abençoada) nos fazem esquecer isso tudo.

Claro, ele tem dois anos, daqui a 1 mês vai ter uma nova paixão, não existem mais filmes animados dos Beatles e eventualmente teremos que nos render aos filmes da Disney & cia. Mas eu posso me orgulhar do meu filhote diferenciado?

3 comentários:

Nathaly R. Cavalcante 29 de junho de 2011 às 11:50  

Ahhh vc está fazendo exatamente o que quero fazer qnd tiver filhos! Sou fã de beatles desde criança e está nos meus planos fazer isso. Mas eu tenho pena dos itens de colecionador. Encomendaria, no caso, para alguém que trabalha com biscuit para fazer os personagens. Bem, adoro seus posts.

Anne 30 de junho de 2011 às 01:16  

Ah, amiga... Patati Patatá até deu, mas da Galinha Pintadinha eu não consegui me livrar, ashuahsuahs. É a única forma da Isis fazer nebulização (tadica, ficou com o nariz obstruído após a gripe que começou no dia da festinha dela). Ela fica sentadinha no meu colo, máscara no rosto e olho vidrado nas músicas da tal penosa... uiuiui (mãe pedagoga, espeto de pena de galinha?)

Mas vou experimentar o Yellow, vamos ver o que ela acha, hihihi.

Anônimo 24 de fevereiro de 2012 às 20:42  

Olá boa noite , é um prazer meu nome é Philipe Carvalho .olha eu sei que lutar contra a galinha pintadinha não é fácil não kkkkkkkkk!,mas ta aí ,se você coleciona itens dos beatles tenho certeza que você e Benjamim vão gostar.
sou Artista Plástico tenho itens a exposição lá no mercado livre ,olx,e bomnegócio .
Digita lá óleo sobre tela Beatles ,e aproveite, raridades!!! e desculpem o barulho !.:)
Atenciosamente Philipe Carvalho.