1.5.10

Fome, come

Nossa, falei tanto sobre isso no twitter que tive uma repercussão grande. Aí vim aqui.

Vou explicar.

Ben tem 6 dentes (5 e meio), sendo 4 superiores e 2 inferiores. Ele ainda não mastiga muito bem, e ainda prefere enfiar pedaços inteiros de coisas a parti-las com os incisivos, mas já come de tudo. Dentro das (muitas) limitações que eu imponho a ele, se bem que já soltei no mundo né.

Aí outro dia eu estava oferecendo o pão integral pra ele, ele fazendo não com a cabeça e apontando o cesto de pães franceses e dizendo "pã, pã". Aí me baixou o caboclo natureba e eu fiquei meio puta com a situação, porque a pessoa coloca dentro de uma redoma alimentado só por fótons saudáveis, mas ele quebra e quer pã.

E percebi também que a alimentação dele, embora balanceada e saudável dentro dos padrões da minha casa, estava se tornando chata, repetitiva e por isso ele queria expandir os horizontes. E expandir os horizontes na minha casa implica só comer porcaria, porque aqui ninguém come direito.

E a babá dele, bichinha, não sabe cozinhar para salvar a própria vida. Ou a vida dele. Então ela estava fazendo o basicão pra ele, e o menino é tão de boa, tão bom de boca, que batia uma pratada de arrozfeijão todo dia no almoço, sem reclamar.

Antes que essa rotina sem paladar acabasse com o bom apetite do meu pedreirinho, resolvi elaborar um cardápio semanal pra ele. Assim, sem nutricionista, sem cálculo energético, um cardápio simples, que a babá pudesse fazer durante a semana e eu manter nos fins de semana. Prezando pela praticidade, repetindo sem medo, com um anexo enorme cheio de receitas pra variar o cardápio-base.

Tem no cardápio peixe uma vez por semana, mas provavelmente será duas vezes por mês. E no arquivo de receitas tem só uma receita de sopa, porque tudo levava carne, caldo de carne (ainda que caseiro), creme de leite e eu fiquei com preguiça de procurar mais, porque na minha cabeça sopa consiste em: todos os vegetais que tiver na geladeira+macarrão.

Enfim. Daí no final pedi pra minha irmã, que é nutricionista mas santo de casa não faz milagre, em casa de ferreiro o espeto é de pau e insiraaquiumditadoquecaibanasituação, dar uma olhadinha e ela fez algumas modificações tipo, se tem pão no café da manhã, tira o do jantar, e etc. Não teve como ela avaliar a disponibilidade nutricional dos pratos porque eu não especifico no cardápio, mas como eu tirei a maior parte das receitas de sites que prezam pela boa alimentação saudável, sei que isso não vai ser um problema.

Então pra creditar as pessoas de quem eu carinhosamente filei receitas, elas estão ali no blogroll ao lado, mas São a Lu Trapp, a Pérola Boudakian e a Pat Feldman, além dos achados do Google que são a Gabi, a Renata e, erm... Jesus Luz do Mundo, que presumo e espero não ser o namorado da Madonna. Também tem algumas coisas da Sônia Hirsch, tipo o bolinho de inhame, que eu tenho em livros mas digitei a nível de (odeio quem fala a nível de) complementação. Se eu não citei alguém, é porque peguei algumas receitas de locais aleatórios, mas hey, caiu na rede é público, eu bem sei.

Aqui estão os links para o cardápio semanal e para o arquivo de receitas, lá do 4Shared. Lembrando sempre pra evitar industrializados sempre que possível, assim como dar preferência a itens orgânicos, de produção local. Aqui em Maceió ainda não achei os morangos orgânicos para fazer o danoninho, por exemplo, mas a receita fica lá no arquivo esperando um milagre do Jesus Luz. Do mundo, ou da Madonna.

0 comentários: